#Receita: O primeiro risoto a gente nunca esquece
- Camila Freire
- 26 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2018
Agora já posso dizer que comi risoto na vida. Não! Eu nunca tinha nem sequer provado risoto ainda. Na última compra, providenciei os ingredientes e esperei o marido chegar de vigem para arriscar a fazer. E não é que deu certo?
Claro que antes de arriscar pesquisei bastante na internet, assisti a vários vídeos e percebi que existem diversas formas de se fazer risoto e uma forma clássica que é o jeito italiano de preparar o prato típico da Itália (esse é o jeito certo de se fazer o risoto). Porém, não sou daquelas que segue à risca as receitas. Sempre gosto de dar o meu toque na preparação dos pratos. Desta vez não foi diferente.
No risoto clássico, a receita leva vinho (branco ou tinto). Eu não costumo me identificar com pratos que possuam redução de vinho ou o vinho em si como ingrediente. Prefiro o vinho como drink mesmo. Então, essa foi a única modificação, quer dizer, a única subtração que fiz na receita: retirei o vinho. Mas, garanto, não fez falta! Apesar de nunca ter comido risoto preparado com vinho, não achei que o que eu fiz precisasse desse toque da bebida. Ficou delicioso!
Vamos aos ingredientes (preparo para 2 pessoas):
- Uma xícara e meia de arroz arbóreo
- 400g de filé mignon
- Caldo de carne (tablete ou feito em casa)
- 200g de queijo parmesão ralado
- Meia cebola
- Alho
- Manteiga
- Azeite
- Pimenta do reino
Modo de preparo (by me):
- Em uma panela com água fervendo, despeje o seu tablete de caldo de carne (ou faça seu caldo de forma natural) e reserve esse caldo (bem quente de preferência).
- Corte o filé mignon em cubinhos bem pequenos. Numa panela (a mesma que você vai usar para preparar o risoto) coloque uma colher de sopa cheia de manteiga e uma colher de azeite. Quando a mistura do azeite e manteiga estiver bem quente, adicione o filé mignon. Refogue por 1 minuto e em seguida coloque os temperos à gosto (alho, sal e pimenta do reino) para temperar a carne. Deixe a carne refogar por mais 3 minutos até que todos os cubinhos fiquem na cor cinza e que ela cozinhe por completo (não queremos dourar a carne, apenas cozinhar). Reserve.
- Nessa mesma panela, utilizando esse fundo (sabor) deixado pelo filé mignon, acrescente uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite. Quando a mistura do azeite e manteiga estiver bem quente, adicione a cebola picada em cubinhos bem pequenos. Após 1 minuto, adicione alho a gosto e refogue por mais 1 minuto.
- Em seguida adicione o arroz e refogue por 1 minuto.
- Agora é a hora de hidratarmos o arroz e estimularmos a liberação do amido. Comece a depositar o caldo na panela a fim de molhar todo o arroz. NUNCA PARE DE MEXER SEU RISOTO. Sempre que o arroz começar a secar, adicione mais caldo para hidratar. Repita esse processo de hidratação até que o arroz esteja completamente cozido e o fundo da panela visível.
- Quando o arroz atingir o ponto de cozinho do seu gosto, desligue o fogo e adicione o queijo parmesão ralado (à gosto) e mexa até que o queijo derreta completamente.
- Em seguida adicione uma colher cheia de manteiga GELADA e mexa até que a manteiga derreta completamente.
Empratamento:
- Em um prato fundo de sua preferência, coloque o risoto ao centro até formar uma pequena montanha e com a ajuda de um pegador, adicione o filé mignon no topo.
Pronto! Agora é só se deliciar.
Faça e me conta como ficou?
E, se você já fez, me conta aqui nos comentários o seu risoto preferido!
Comentários